segunda-feira, 15 de novembro de 2010

Saúde da Mulher - Sindrome do Ovário Policistico

Me casei em Junho deste ano, e já com planos de engravida, então nada de camisinha ou qualquer método contraceptivo. Porém após 4 meses de casada resolvi dar mais atenção a minha saúde ginecológica para poder ter filhos saudáveis.
Foi aí que começou, eu já tinha problemas com espinhas antes e sempre atribuia isso ao consumo exagerado de chocolates, mas meu rosto pipocou de um jeito que eu naõ conseguia sair na rua sem maquiagem e assim mesmo aparecia os ematomas, minha pele ficou óleo puro e fiquei um mês inteiro sem menstruar. Fiiquei tão preocupada que marquei a GO urgentemente, e fui na consulta, quando eu falei o que estava passando ela me intupiu de exames para fazer, exame de sangue, urina, Ultrassom trans Vaginal, Colposcopia e Papanicolau.
Ainda não fiz todos os exames e nem sei qual o tratamento que vou fazer mas já sei que tenho SOP- Sindrome do ovário policístico. Então resolvi pesquisar na internet o que é e quais os sintomas e achei esse texto:
(reproduzi este texto em meu blog, e ao final postei de onde ele foi retirado, caso aja alguma complicação me avise através da aba Contato >> Sugestões)

Sindrome do Ovário Policistico - SOP
Irregularidade menstrual
É um dos principais sintomas da SOP. Grande parte das mulheres tem atrasos ou mesmo ausência das menstruações.
Dificuldade na ovulação
Muitas mulheres com essa síndrome não têm ovulação regular. Esse fato faz com que muitas delas tenham dificuldade em engravidar sem tratamento eficaz.
No entanto, isso não quer dizer que mulheres com SOP não engravidem nunca!!! Muitas adolescentes com esses ovários pensam que não podem engravidar e acabam conseguindo uma gravidez indesejada / não planejada.

Problemas na pele e aumento de pelos.
Acne, espinhas, queda de cabelo, pele oleosa e aumento de pelos são sintomas que podem fazer parte da síndrome. São chamados de sinais de hiperandrogenismo.

Aumento de peso

Muitas mulheres que tem ovários policísticos apresentam aumento de peso. Há controvérsias se é o aumento de peso que causa a anovulação crônica e, portanto, os ovários policísticos, ou se é a síndrome que causa o aumento de peso. Em algumas mulheres basta perder peso que os sinais da síndrome voltam ao normal.
Pacientes com síndrome dos ovários policísticos devem ser cuidadosamente avaliadas em relação à resistência à insulina e à síndrome metabólica, pois essas alterações estão relacionadas com maior chance de desenvolver alterações vasculares, diabetes, hipertensão arterial e risco cardiovascular aumentado.

Fonte: Gineco

2 comentários:

  1. Muito legal a iniciativa do seu blog! Adorei!!!
    Ótimo post!
    Bjks

    ResponderExcluir
  2. Oi Bruna...
    Amei seu novo bloguito!!! Também sou louca para ter filhos e antes do Big Day eu quero fazer todos os exames pré-nupciais para verificar minhas possibilidades!!!
    Bjokas...

    ResponderExcluir